Organizando os arquivos do computador – Parte 3 – Terminando a limpeza e preparando para organizar.

1- Faça uma pasta chamada Zona, Bagunça, Ai Meu Deus, ou qualquer outro nome que você queira dar. Você irá colocar os arquivos que você encontrar perdidos e sem classificação nessa pasta. O melhor é criar essa pasta no desktop, fica mais fácil para você acessar.

2- Agora você deve abrir cada pasta e olhar os arquivos dentro dela. Veja quais te interessam e apague os que não interessarem mais. Essa etapa só deve ser feita após o DupeGuru, pois será mais rápido e eficiente, já que você já terá eliminado o excesso.

Caso não tenha visto o post sobre DupeGuru:

Primeira parte: https://organizzatoconsultoria.com/2014/11/27/organizando-os-arquivos-do-computador-parte-1-dupeguru/

Segunda parte: https://organizzatoconsultoria.com/2014/11/27/organizando-os-arquivos-do-computador-parte-2-video-sobre-como-usar-o-dupeguru/

Se você tiver dificuldade em saber quais pastas já olhou, vá anotando num papel para você não perder tempo olhando a mesma pasta várias vezes.

3- Se alguma pasta ficar vazia, delete-a logo. Se algum arquivo ficar sozinho dentro de uma pasta, deixe-o livre, fora da pasta. Não é legal fazermos uma pasta para guardar apenas um arquivo.

4- Não esqueça de olhar na pasta Downloads (geralmente o que você baixou da internet vai para essa pasta) e na pasta Documentos (geralmente arquivos do Office – Word, Power Point , Excel…. vão parar nessa pasta). Nessas pastas geralmente tem muita coisa inútil, faça uma seleção criteriosa nessas pastas. O que você quiser manter passe para a pasta zona e deixe essas pastas vazias. Renomeie os arquivos do Office que estão com o nome “Documento 1” ou qualquer nome que você tenha que abrir o arquivo para saber o que tem dentro dele. Use um nome que te indique o que tem no arquivo sem que você precise abri-lo.

Não invente de renomear arquivos de fotos ainda. Eu sei que a mão coça, que talvez você queira colocar no nome das fotos: Aniversário Mariana 01, Aniversário Mariana 02, mas ainda não é o momento de fazer isso! Contenha-se! Hahahahaha Essa parte já e bem cansativa, se você começar a fazer isso vai acabar perdendo o foco. Deixe para o momento certo, eu avisarei quando ele chegar.

5- Recomendo fortemente que você faça um backup após esse passo! É sempre importante fazermos backup’s.

6- Se você usa Windows essa é a hora de usar o desfragmentador. Você apagou muita coisa e deixou vários espaços vazios entre os arquivos. Desfragmente o seu disco para que ele seja organizado sem os espaços.

Se você usa o Mac, recomendo que você faça a verificação de disco pelo Disk Utility ele já vem instalado em todos os Macs (vou tentar fazer um tutorial sobre esse aplicativo, é bem fácil de usar).

Provavelmente você levará bastante tempo para executar essa tarefa, faça com calma, cada dia um pouquinho. Enquanto você completa essa árdua tarefa eu vou preparar o próximo post.

Até já!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s