Organizando os arquivos do computador – Parte 1 – DupeGuru

(Serão 7 posts que mostrarão passo a passo como você deve organizar o seu computador. É importante que você não pule nenhuma etapa e não inverta a ordem das etapas, ou você terá mais trabalho do que o necessário.)

A primeira etapa que você deve cumprir para conseguir fazer uma boa organização é a SELEÇÃO. Ela consiste em separar o que é útil do que você não precisa mais. Isso serve para organizar qualquer coisa, desde o seu armário até uma estante de livros, e não é diferente para os arquivos que você possui no seu computador.

Hoje vou falar sobre o DUPEGURU, um aplicativo que te ajuda nessa tarefa. Ele é mágico.

Screen Shot 2014-11-26 at 11.06.55 PM

1- O DupeGuru não leva em conta o nome do arquivo, mas o arquivo em si. Ou seja, você pode ter duas fotos iguais, mesmo que você as tenha nomeado de maneiras diferentes ele irá acusar a duplicidade.

2- O DupeGuru te permite escolher uma pasta como “referência” ou seja, toda vez que o programa acusar uma duplicidade ele irá sempre permitir que você apague o arquivo que não está naquela pasta, mas sim em outro lugar do seu computador.

3- Digamos que você tem o mesmo arquivo quadriplicado (você tem o mesmo arquivo 4 vezes) o DupeGuru só te permite apagar 3, ou seja, ele é bem seguro. Se você usá-lo para apagar os duplicados, sempre uma copia permanecerá no seu computador.

É muito importante que você faça essa seleção, pois libera muitooooo espaço no HD, o seu computador ficará mais rápido.

Eu uso o Mac, mas pelo o que pesquisei existe DupeGuru para Windows também.

Usar o programa é super fácil. Você baixa na internet, instala no seu computador e o resto é praticamente instintivo, mas irei postar um vídeo mostrando como o programa funciona (aproveite e nos siga no YouTube /organizzatoconsult), acho que vai ser mais fácil para vocês entenderem.

O programa é gratuito, mas algumas funções você só consegue usar com a versão mais completa que é paga. Eu uso o gratuito e ele funciona muito bem e atende às necessidades básicas.

Dependendo da quantidade de arquivos duplicados você terá um pouco de trabalho para apagar todos, coloque uma música, converse com os amigos no FB enquanto você vai apagando, assim fica mais fácil.

Quem quiser começar a organização do computador, pode começar instalando o programa e fazendo “a limpa” nos duplicados.

Caso você não consiga instalar o DupeGuru, bem… Aí você terá que se esforçar e tentar identificar o que tem de duplicado e ir apagando.

Anúncios

Uma resposta em “Organizando os arquivos do computador – Parte 1 – DupeGuru

  1. Pingback: Organizando os arquivos do computador – Parte 3 – Terminando a limpeza e preparando para organizar. | Organizzato

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s