Como organizar o armário?

Não existe uma fórmula mágica para todos os guarda-roupas já que as pessoas também não são todas iguais. Por isso é preciso estudar o armário e pensar qual a forma mais eficiente para cada caso.

Não adianta uma pessoa que só usa roupas pretas escolher organizar o armário por cor, por exemplo. Nem é inteligente que uma pessoa que só tenha roupas de mangas curtas escolha separar por tipo de manga. E por aí vai…

Aí vão algumas ideias de como organizar o seu armário:

Por cor: (dividido nas inúmeras cores que você pode ter no seu guarda-roupa)

organizzatopadraoarmario2

Vantagens: Principalmente vantajoso para mulheres, já que nós combinamos mais as peças do que os homens. Se nós escolhermos o sapato e a calça/saia, já teremos ideia de qual cor será melhor para compor o modelito e poderemos ir direto nela.

Desvantagens: Peças casuais ficam misturadas com roupas sociais. Blusas para o dia ficam junto com blusas mais elaboradas. Blusas de alcinha ficam junto com blusas de manga longa, o que dificulta a visualização das peças menores.

DICA: Coloque as roupas brancas e pretas (ou as cores que você mais usa) nas pontas. É mais fácil tirar roupas das pontas do guarda roupa do que o meio dele. Em um guarda-roupa muito cheio, quando puxamos uma peça do meio, muitas vezes cai outra. Colocando o que mais usamos nas pontas evitamos que isso aconteça.

Por tipo de roupa: (trabalho, noite e dia)

Screen Shot 2013-05-09 at 4.37.43 PM

Vantagem: Já se sabe quais roupas são adequadas para a ocasião para a qual você está vestindo. Não é preciso perder tempo olhando peças que não servem para aquele visual.

Desvantagem: A configuração do armário pode não ficar visualmente tão bonito. Talvez uma peça “dupla” (que pode ser usada em várias ocasiões) fique meio esquecida.

DICA: Coloque as roupas de trabalho no canto direito ou esquerdo, nunca no meio. Facilita o acesso como dito na dica anterior.

Por tipo de manga ou tamanho da roupa: (mangas longas, médias e curtas)

Screen Shot 2013-05-09 at 4.37.50 PM

(essa maneira pode ser combinada com a “Por tipo de roupa” já que roupas sociais tendem a ter mangas longas)

Vantagem: Na minha opinião, esse tipo de arrumação é a que deixa o armário visualmente mais agradável. No caso de um armário muito cheio, com as roupas mais curtas de um lado do armário sobra espaço entre a roupa e a prateleira que fica embaixo, onde você pode colocar mais alguns objetos ou roupas dobradas.

Desvantagem: Pode ser difícil encaixar algumas roupas nessa configuração. Adotar uma subdivisão (explicação abaixo) será mais difícil.

Subdivisões:

Qualquer uma das técnicas pode ser subdividida em outra. Por exemplo. Você pode usar a técnica “Tipo de Roupa” e subdividir cada “setor” (social, dia e noite) em cores.

Screen Shot 2013-05-09 at 4.37.59 PM

Outras coisas que precisamos levar em consideração: Quais os tipos de roupas (e quantidades) podem ser agrupados? Não podemos escolher uma modalidade onde seja difícil identificar os grupos, ou que eles se misturem com facilidade.

Cada caso é um caso e precisa ser analisado separadamente. Algumas peças sempre vão parecer não se encaixar em lugar algum, e isso é normal. O ideal é escolher uma modalidade em que a maioria das roupas tenha seu grupo.

O objetivo é achar o ponto ideal entre a praticidade, o armário ficar visualmente agradável e ter uma lógica que te agrade e que seja funcional.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s